sábado, 20 de junho de 2009

Mestra Maria do Acaes


MESTRA MARIA DO ACAIS, ALHANDRA - PARAIBA

Da. MARIA GONÇALVES DE BARROS, conhecida na Paraiba, no Nordeste e em todo o Brasil pelo nome de Da. Maria do Acais, porque nasceu e residiu toda sua vida nessa localidade do municipio de Alhandra, Estado da Paraiba, tendo faleciso em 1910 na cidade do Recife, Estado de Pernambuco.
Dedicou-se a fazer caridades espirituais aos que buscavam os seus fluídos e a sua ajuda.
Considerada a maior Mestra da Paraiba, em todos os tempos, seu nome que atravessou fronteiras, permanece como uma legenda de respeito e de veneração por todos os que praticam o verdadeiro e mais puro culto da Jurema.

maria do acais é uma entidade muito rara e de dificil trato ela não foi ser puta por que gostava e sim por que foi expulsa de uma tribo cigana quando ficou gravida de um homem que não lhe amava e ela era promtida para outro foi para o caiz do porto e fez a vida l´para sustentar e alimentar seu filho ela não usa vermelho nem saia estampada a roupa dela é lisa é muito ligada ao amor.

ela é maria,ela é maria do acais
ela é uma moça linda ela tem os olhos azul
não se engane,não se engane
ela é tambem de omulu.

galo preto rumanisco
que canta no meu terreiro
canta no pé da jurema
meu jesus
lá no pé do meu cruzeiro.

quando eu abaixo
nesta mesa
eu baixo pra trabalhar
venho dominando as mesas
meu jesus
pra ninguém me dominar.

eu dei um grito tão longe
mais ninguém me atendeu
mestra maria do acaes
a melhor mestra sou eu

eu venho é de tão longe
eu venho é trabalhar
trazendo as correntes
das sereias do mar

20 comentários:

Anônimo disse...

ola me janaina sou de um barracao de que tabem cultua jurema sagrada e adorei de ver essa foto ai pois quem esta nela é o meu babalorixa, fiquei orgulhosa porque amo esta mulher gostei tbm de sua historia!!! salve a mestra maria do acais !!! bjos!!

Anônimo disse...

Bem ja fui a Alhandra, porem nunca ouvi ninguém mensionar essa passagem da Mestra Mara do Acais como fazer a vida. alias ela morava nas terras la e ainda tem essa terras embora n possamos entrar e muitos juremeiro sabem dessa história e onde ela pestava caridade. Mas nunca ouvi dizer que ela fizesse a vida no Cais. fiquei surpresa com esse relato. rsrsrs. Pena eu ter ligo isso hoje pois gostaria de ter feito essa pergunta ao povo la nas terras da mestra Jardecilha no dia 05/05/2013 onde tivemos uma gira maravilhosa. Sandra Juremeira

Anônimo disse...

Mestra Maria do Açaís.. Essa respeitável senhora exerceu ofícios de videntes e conselheira de milhares de doentes e portadores de doenças exóticas e não sabidas das ciências médicas. Através dos conselhos de “Mãe Maria do Acais”, das suas preces e evocações, a maioria desses adoentados recuperava a saúde física, a tranqüilidade e o uso pleno das suas faculdades mentais. Nas práticas de “Mãe Maria do Acais” incluía-se a ingestão de um tipo de vinho fabricado com sementes da “Jurema”, planta que crescia e se multiplicava no sitio dos Guimarães, em Acais. Folha, sementes casca e raízes desse vegetal serviam para o preparo de garrafadas licores, chás, banhos e condimentos desenvolvidos em formulas que Maria do Acais manteve em segredo, até sua morte, no ano de 1937... Tudo teria começado com a índia Maria Gonçalves de Barro, conhecida por Maria índia, que teria recebido do Imperador Dom Pedro II as terras do Acais, onde teria assentado moradia. Maria Índia teria dado inicio, então, ao uso da jurema para curar os mais variados males. Como não teve filhos, a sua sobrinha, Maria Eugênia Gonçalves Guimarães, recebeu a herança da tia, e logo ficaria famosa como sendo, a ‘mestre’ Maria do Acais. Depois de sua morte, Flóscolo Gonçalves Guimarães, seu filho, foi seu continuador, nos demonstrando os laços de parentesco que circundam. Sandra Juremeira.

Joana Juremeira disse...

Fico muito triste quando leio um texto desse tipo e infelizmente tenho que discordar do segundo paragrafo do texto, pois a mestra Maria do Acais nunca foi cigana, nunca saiu do sitio do Acais onde viveu até quase sua morte, nunca fez "a vida" no Cais, ela veio a Recife ja velha e doente onde faleceu ou desencarnou em um hospital dessa cidade. A primeira Maria do acais era índia da tribo aratagi localizada em Alhandra/Pb, como nao teve filhos sua sobrinha Damiana a substitui recebendo o nome de Maria do Acais.Estive ja diversas vezes em Alhandra e pude e tive a graça de ver a incorporação da Mestra maria do Acais na medium mãe Biu, uma senhora de muita idade, e respeito.So peço as pessoas que antes de postar algo sobre alguma entidade procure saber na fonte a real história. Kolofé ao mais velhos.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com D. Joana Juremeira, é de uma irresponsabilidade colocar algo assim. Sou parenta de D. Maria e quando era criança o que soube dela, não condiz em nada disso, pois saibam que o Catimbo é algo muito nobre e fino e os Senhores Mestres da Jurema não devem ser trataos com tamanha desinformação.

Anônimo disse...

Só um adendo, Damiana carinhosamente chamada de Damiu, teve duas filhas, Dorinha e Caçula, as quais não mais existem. Damiana não substituiu, D. Maria, apenas alguns de meus parentes tem dons que perpetuam até hoje e que não são necessários serem expostos. Obrigada aos que tem carinho e respeito por D. Maria do Acais, poderosa senhora!

Anônimo disse...

joao pessoa 13 de outubro de2015

aos juemeiros e simpatizante vai estas poucas palavras sobre minha madrinha
maria do acai,ela foi uma mulher trabalhadora ,que lutou muito sozinha para criar,
seus nove filhos,nunca precizou se prostituir,pois tinha força e fe no que lhe foi
dado por deus,sempre ajudou muitas pessoas em vida e agora na espiritualide
dias atraz ela mim contou como foi tirado este retrato ,foi nua ronda de cinda quando
umacomade dela chamou para tira o retrato,so que a sua roupa estava judiada do uso
entao a comadre lhe emprestou esta veste deu um jeito em seu cabelo.estou lhes dizendo
este fato para que voces saibam que ela continua tam simples e carinhosa como era em
vida e nao confunda acai com cais

bbbb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bbbb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Anónimo o senhou poderiam fala sodre mestra gecina de onde erase tinha irmãos de foi casada por favor.

Unknown disse...

Anónimo o senhou poderiam fala sodre mestra gecina de onde erase tinha irmãos de foi casada por favor.

Unknown disse...

Lamentável mesmo.
Fiquei triste quando fui a alhandra e obde parei pra me informar sobre juremeiros, as pessoas falavam que não existiam mais.
Acredito que são pessoas que estão ligadas a religião evangélica.

Unknown disse...

Vc mora em alhandra? Quando eu for lá, como faço pra encontrar algum juremeiro?

Unknown disse...

Vc tem como me falar sobre a mestra aninha do angeló?

Unknown disse...

Gostaria de saber sobre a mestra RITA LAGOA ela e da linha do PARÁ/ALAGOAS
Muito rara aqui no Ceará e muito querida e falada queria saber informações dessa mestra

Unknown disse...

Alagoas********

Anônimo disse...

Dona Maria do Acais, faleceu em 1937, quando seu Neto tinha 12 anos de idade e se tornara também um mestre.

Giza disse...

Concordo com vc amigo entendido nao foi cigana e nem prostituta fazendo a vida no cais confundem cais com acais,nada a ver ..ne?

Anônimo disse...

Se a pessoa não é da Tradição do Acais, e é desinformada, acredita nessa presepada.

Anônimo disse...

Eu me chamo Mônica Maria Alves Pedrosa, sou filha de Maria Eugênia Alves Pedrosa, cujo nome de solteira era, Maria Eugênia Guimarães Alves. Minha vó era Neci Guimarães Alves. Sou da família de Maria do Acais, Mestre Castiliano... Gostaria muito de saber mais sobre meus maravilhosos antepassados.